perfil de vendedor

Como saber se tenho perfil de vendedor? Veja 6 habilidades essenciais

Ser um bom vendedor não é apenas oferecer um produto para quem tem um problema e já decidiu comprá-lo. O profissional que realmente tem o perfil de vendedor é aquele que consegue vender para quem ainda não sabe que tem um problema, que está indeciso ou para aquele que entrou na loja sem a intenção de compra, mas que foi convencido do benefício que o produto pode trazer.

Nesse cenário, chegamos à conclusão de que vender é muito mais do que oferecer um produto e ressaltar as suas qualidade. É necessário ter uma boa comunicação, boa capacidade de escuta, empatia, flexibilidade e, é claro, ter um produto de qualidade.

Neste post, vamos conhecer 6 das principais habilidades que uma pessoa que tem o perfil de vendedor deve ter. Confira!

1. Seja um bom ouvinte

Embora muitos acreditem que o trabalho principal de um vendedor seja descrever bem seus produtos e apresentar os benefícios que ele pode trazer, é importante ser um bom ouvinte, para captar exatamente o que o lead espera sobre o produto. 

Quais as principais reclamações e necessidade deles? A resposta dessa pergunta pode ser a solução para que você consiga “embalar” o produto da forma correta, para que o cliente receba a comunicação exata que precisa.

Por exemplo, se o cliente está com problemas para manter a carga da bateria de seu carro, você deve oferecer o produto ressaltando essa capacidade, além de dar dicas sobre qual pode ser a dificuldade que ele vem encontrando. Assim, você pode direcionar a comunicação em cima do que ele realmente necessita.

2. Tenha uma comunicação precisa

Falamos no tópico acima sobre a capacidade de ouvir, como uns dos pilares da boa venda. Porém, após escutar as demandas do cliente, você deverá se comunicar de forma adequada, transmitindo as ideias de forma direta, sem parecer forçado e sem fazer com que o cliente pareça estar perdendo tempo com discussões aleatórias.

Além disso, é importante trabalhar as técnicas de comunicação em si, como boa capacidade de dicção e linguagem adequada à ocasião — não dá para abordar clientes jovens de maneira extremamente formal e clientes mais velhos e conservadores de maneira muito informal, com gírias etc. Achar o equilíbrio é fundamental. 

3. Conheça o produto

Quando falamos que o vendedor deve conhecer o produto que vai vender, não nos referimos apenas às características básicas. É importante conhecer desde o processo de fabricação até os resultados que ele terá quando estiver nas mãos do futuro cliente. 

Você deve conhecer os materiais, diferenciais, como ele vai resolver os problemas do cliente, como ele pode ser aplicado, entre outros. No caso das baterias, por exemplo, você deve conhecer como ela funciona e como ela contribui para o bom funcionamento do veículo

É importante, também, ter algum conhecimento sobre problemas comuns relacionados à bateria e como eles podem ser resolvidos com a compra de uma nova e com a troca de outros componentes. 

Seja um vendedor consultor, pois, assim, você demonstra autoridade no assunto e cria uma relação de confiança com o cliente, fazendo com que ele indique sua loja e você como vendedor para outras pessoas que estejam precisando do mesmo equipamento.

4. Seja flexível

Flexibilidade é a capacidade de lidar com várias situações, da melhor maneira possível, pois a atividade de vendas requer a interação com pessoas em idades diferentes, que estão com estado de humor diferentes, que têm demandas diferentes, etc. 

Nesse cenário, é importante tentar personalizar ao máximo a abordagem, sabendo o nome do cliente, avaliando a idade que ele tem e entendendo como ele está no dia. Assim, você conseguirá direcionar a venda de forma personalizada, sem ter o risco de ir para um caminho que faça o cliente desistir da compra. 

Evite discursos prontos, que podem parecer forçados e sem conexão com o cliente e saiba lidar com as objeções — seja empático. Se um cliente tem um problema, coloque-se ao lado dele para descobrir a solução. Se ele estiver na defensiva, faça se sentir à vontade. 

5. Seja proativo

Nem todo cliente sabe que está com um problema ou que o seu problema pode ser solucionado com o seu produto. Nesse cenário, cabe ao bom vendedor ser proativo e não ficar parado esperando os clientes chegarem. 

Crie uma estratégia de marketing e vendas para atrair clientes para o seu produto e utilize a internet a seu favor. Quem trabalha com peças componentes para veículos, pode utilizar a internet, não apenas para expor seus produtos e falar sobre os seus diferenciais, mas também para criar um canal de comunicação que ajude quem tem um carro.

Dê dicas sobre conservação, manutenção, funcionamento de sistemas, fale sobre os problemas mais comuns, sobre a necessidade de trocar certos componentes entre outras dicas. Esse conteúdo pode ser compartilhado via redes sociais ou via blog. Deixe o seu contato para que o futuro cliente possa tirar dúvidas e crie uma relação de confiança.

6. Trabalhe com produtos de qualidade

De nada adianta dominar todas as técnicas de vendas se o produto que você vende não atende às expectativas dos clientes. Nesse cenário, você pode até vender para o consumidor que vem pela primeira vez, mas ele dificilmente voltará para fazer compras regularmente ou indicará a sua loja para terceiros. 

No caso das baterias, por exemplo, você, como revendedor, deverá sempre buscar por um fornecedor de qualidade, que realmente entregue um produto que solucione os problemas dos clientes e que tenha um histórico sólido na área.

A Baterias ERBS é um fornecedor que está há anos no mercado oferecendo produtos de qualidade para os seus revendedores. 

Com anos de pesquisa e otimização de processos, a empresa se orgulha de utilizar as melhores matérias primas, produzindo baterias duradouras, que entregam a potência que cada veículo necessita. Além de qualidade, a empresa oferece diversidade de produtos, pois produz baterias de carros, caminhões, motos, náutica, estacionário e para som.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido quais são as características que permitem a você identificar se tem o perfil de vendedor. Mesmo que você não se encaixe em algum dos pontos, você pode trabalhá-los para aprimorar sua habilidade. Não se esqueça de contar sempre com produtos de qualidade.

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