Conversor de torque: descubra quais as suas vantagens e desvantagens
Quem tem um carro automático conhece bem as vantagens que esses modelos oferecem. A principal delas é o maior conforto para o motorista, que não precisa trocar a marcha o tempo todo, principalmente nas grandes cidades, onde o trânsito é mais intenso. Para que isso seja possível, entra em cena um importante equipamento: o conversor de torque.
Sem esse conversor, o funcionamento da transmissão automática seria impossível. Afinal, ele substitui a embreagem e garante que o motor opere no momento quando as rodas e as engrenagens de transmissão param.
Ao longo deste artigo, vamos trazer as principais informações sobre o conversor de torque, desde o que é esse equipamento até os principais sinais que indicam um defeito no dispositivo. Continue a leitura para conferir!
Qual é a função do conversor de torque?
A principal função desse equipamento é transferir a potência do motor do carro para a transmissão. Mas ele não atua sozinho: seu funcionamento se dá junto a um conjunto de engrenagens planetárias, o que permite a troca de marcha sem que haja interrupção da transmissão de potência do motor.
Como destacamos, o conversor de torque substitui a embreagem presente nos carros manuais, acoplando e desacoplando por meio de um bombeamento hidráulico. Isso significa que ele garante ao automóvel parar e andar sem que haja um acionamento mecânico.
Quais são os seus componentes?
O conversor de torque está localizado entre o volante do motor e o sistema de transmissão do carro. São três os seus componentes principais: turbina, impulsor da bomba e estator. Saiba mais sobre eles a seguir.
Turbina
Quando o automóvel está parado, ele precisa receber uma força maior para que seu movimento seja possível. Nesse momento, entra em ação a turbina do conversor de torque, que está ligada ao eixo de transmissão. A função da peça é aumentar o torque do motor quando o veículo está parado, de modo a auxiliar a transferência de força do motor para o sistema de transmissão.
Impulsor da bomba
O segundo componente do conversor de torque é o impulsor da bomba, que está ligado ao motor e fica instalado na carcaça do conversor. Esse dispositivo é responsável por girar o fluido de transmissão e, em seguida, enviá-lo para a turbina. Tal movimento permite a transferência da força do motor para o sistema de transmissão.
Estator
Por fim, o estator tem como função estabilizar o fluido que vem da turbina e enviá-lo de volta ao impulsor. É esse ciclo do fluido pelo conversor que faz o torque ser multiplicado, contribuindo para uma maior potência do motor, principalmente quando o carro está parado. O estator está localizado entre a turbina e o impulsor da bomba.
Quais são as vantagens desse mecanismo?
A transmissão automática, que resulta na instalação do conversor de torque, está cada vez mais presente nos carros brasileiros e é preferência de diversos motoristas. A seguir, listamos os principais benefícios associados ao uso desse dispositivo.
Durabilidade
O conversor de torque apresenta uma longa vida útil, pois todos os componentes da transmissão automática são feitos para funcionar de maneira eficiente pelo maior tempo possível. Em geral, sua durabilidade é de 100 mil quilômetros, o que pode ser estendido se o motorista agir preventivamente e respeitar os prazos de manutenção.
Conforto
Esse é o principal benefício associado ao uso do conversor de torque. Afinal, o motorista não precisa acionar a embreagem e, portanto, o conforto é garantido, principalmente em congestionamentos.
Redução de ruído
Com o dispositivo, a direção tende ainda a ser mais tranquila e silenciosa. Isso porque o motor opera a rotações mais baixas que o câmbio manual, reduzindo o ruído.
Funcionamento mais suave
Quem já dirigiu um veículo automático sabe que, a cada troca de marcha, os trancos são constantes. Isso não acontece quando o carro é equipado com o conversor de torque, uma vez que a transmissão automática permite mudanças muito mais precisas e suaves, o que também gera maior conforto.
E as desvantagens do conversor de torque?
Nem tudo se resume apenas a benefícios, pois carros com conversor de torque — e transmissão automática — também apresentam alguns pontos negativos. Veja quais são eles abaixo.
Maior valor de manutenção
Mesmo com alta durabilidade, o conversor de torque e os demais componentes do câmbio automático demandam valores mais altos na hora da manutenção. Isso acontece porque as peças têm alta tecnologia embarcada e são mais caras do que a do sistema manual, além de ser necessário o trabalho de profissionais mais qualificados.
Aumento no consumo de combustível
Como a transmissão automática é mais pesada e exige força do motor, uma consequência é que o veículo costuma apresentar um maior consumo de combustível. Porém, já é possível encontrar no mercado, atualmente, caixas modernas combinadas a motores eficientes que evitam esse tipo de situação.
Menor tempo de troca do fluido
Veículos com conversor de torque precisam ter o óleo do câmbio trocado periodicamente, de modo a evitar o acúmulo de sujeira no filtro. Para se ter uma ideia, o intervalo de troca do fluido de carros manuais é grande, com muitas montadoras sequer indicando a troca, apenas a reposição quando o nível está baixo.
Quais são os principais sinais de defeito no conversor de torque?
Quando o dispositivo começa a apresentar falhas, é comum o aparecimento de alguns sintomas característicos. Veja os sinais de que o conversor de torque está com defeito:
- falhas na transmissão;
- aparecimento de ruídos estranhos, como cliques e chiados;
- trepidação ao dirigir;
- falhas ao engatar o ponto morto;
- superaquecimento do conversor, o que ocorre, geralmente, pelo nível baixo do nível de transmissão.
O conversor de torque é um equipamento essencial em todo veículo automático, uma vez que, sem ele, o funcionamento da transmissão seria impossível. Por isso, tenha atenção aos sinais de problemas no dispositivo e, caso perceba alguma falha, vá até uma oficina imediatamente. Lembre-se: o ideal é sempre procurar profissionais qualificados para fazer a manutenção e limpeza desse equipamento.
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