valor agregado

O que é valor agregado e como ajuda a aumentar suas vendas?

Melhorar a experiência dos clientes e oferecer um atendimento de excelência é uma preocupação de todo empreendedor. Mas você sabe o que significa ter uma empresa que ofereça valor agregado?

Esse é justamente o assunto que vamos tratar ao longo deste artigo. Já damos um spoiler: valor agregado é tudo aquilo que torna o seu negócio único e exclusivo, sendo independente do produto que você oferece.

Continue a leitura para saber tudo sobre valor agregado, desde o que é esse conceito até como colocá-lo em prática em sua rotina!

Saiba o que é valor agregado

Todo produto apresenta diferentes tipos de valores associados a ele. Um deles é o monetário, calculado pela moeda do sistema financeiro vigente — ou seja, é o que os clientes pagam em dinheiro após finalizar uma compra. Geralmente, quanto maior a qualidade, mais caro é o produto.

Outro tipo é o valor agregado. Esse conceito nada mais é do que o conjunto de benefícios que o consumidor recebe ao adquirir um bem, sendo algo mais subjetivo. O valor agregado envolve desde um atendimento de excelência até o oferecimento de brindes e promoções, uma ação para chamar a atenção do público, entre outros benefícios.

Vamos a um exemplo: imagine uma pessoa que decida comprar um presente para um amigo. Se ela for mal atendida e receber um embrulho mal-feito, o valor agregado será baixo. Por outro lado, caso o presente seja colocado em uma caixa bonita e a pessoa, além de ser bem atendida, perceba que a empresa domina as tendências do segmento, haverá um alto valor agregado.

Viu como o conceito é simples na prática? Em resumo, podemos dizer que o valor agregado representa todas as ações diferenciadas que uma empresa faz e que tornam as compras uma experiência personalizada e exclusiva.

Entenda a diferença entre valor agregado e valor percebido

Sabia que há outro tipo de valor que uma empresa pode contar em seu negócio? Trata-se do valor percebido, que nada mais é do que a percepção dos clientes em relação à marca. Esse valor é definido de diferentes formas, como pelos benefícios oferecidos aos clientes, pelo preço ou o custo-benefício.

Podemos dizer que é por meio do valor percebido que um consumidor confirma se uma compra superou ou não as suas expectativas. Ou seja, trata-se de um conceito intangível, que não pode ser visto. No entanto, ele é muito importante para o negócio e deve ser levado em consideração.

Veja como o valor agregado ajuda a aumentar as vendas

Uma empresa que não se preocupa em agregar valor ao seu negócio não alcançará bons resultados, uma vez que ela ficará para trás em meio a um mercado altamente competitivo.

Ainda não está convencido quanto aos benefícios dessa prática? Confira, a seguir, como ele pode ajudar a aumentar as vendas na sua empresa.

Traz um diferencial competitivo

Frente a um mercado altamente competitivo, os consumidores se mostram cada vez mais exigentes. Isso significa que as empresas precisam redobrar seus esforços para oferecer os melhores produtos e uma experiência única de compra.

Agregando valor ao seu negócio, você vai conquistar tudo isso e ainda mais. Afinal, o valor agregado vai permitir exibir suas vantagens competitivas e se destacar dos concorrentes, bem como evidenciar junto aos clientes que a sua marca está sempre pronta quando eles precisarem.

Desperta curiosidade

Investir em valor agregado também é uma forma de chamar a atenção do público. Apesar de um bom atendimento ser um elemento crucial para agregar valor à sua marca, o contato com as pessoas começa antes mesmo disso.

Uma empresa que se preocupa com essa prática tem grande potencial de despertar a curiosidade do público, e isso antes mesmo de as pessoas conhecerem seus produtos mais a fundo. Isso porque, com todo o valor atrelado ao negócio, as pessoas terão interesse redobrado em entrar em contato com sua marca e fechar um negócio.

Auxilia na valorização da marca

Vale destacar, ainda, que agregar valor também contribui diretamente para valorizar a marca. Não é por acaso: com as pessoas sendo surpreendidas de maneira positiva e tendo uma experiência de compra de excelência, a valorização tende a ser alta.

Muitas vezes, essa valorização ocorre independentemente do preço pago pelo produto, pois a experiência será tão boa que a satisfação será garantida em todos os aspectos. Com isso, o cliente será fidelizado e voltará à empresa sempre que precisar.

Descubra como agregar valor à sua marca

Para que você possa aproveitar os benefícios dessa prática, é preciso aprender, de fato, como agregar valor à sua marca. A seguir, listamos as principais dicas para isso. Confira!

Tenha um ambiente agradável

Muitos empreendedores se esquecem disso, mas o ambiente da empresa impacta diretamente a experiência de compra do público. Por isso, é tão importante ter um ambiente o mais agradável possível para tornar os consumidores interessados e receptivos— o que vale tanto para a loja física quanto a virtual.

No ambiente físico, a dica é organizar os produtos com atenção, ter um mobiliário adequado, contar com uma decoração adequada ao segmento, entre outros. No ambiente online, adotar tecnologias eficientes e oferecer uma boa navegabilidade é imprescindível.

Estude as tendências

Você está atento às tendências do mercado? Se a resposta for não, é hora de começar a pensar nisso! Afinal, o investimento em estratégias que buscam agregar valor à marca deve ser acompanhado de um estudo aprofundado do que está em alta em seu segmento de atuação.

Como novas tendências surgem a cada dia, ter atenção às novidades se torna ainda mais importante. Com isso, estude o que há de novo no mercado, busque identificar oportunidades e adote as ações mais eficientes para garantir os melhores resultados seguindo as práticas do momento.

Aposte na fidelização de clientes

Essa orientação pode parecer óbvia, mas, muitas vezes, é esquecida pelos empreendedores. Aqui, a dica é sempre deixar os clientes satisfeitos para gerar fidelização. Isso é possível graças à adoção de um bom atendimento, pela oferta de bons canais de atendimento, por um pós-venda eficiente, entre outros diferenciais.

Invista em boas parcerias

Por fim, lembre-se de que é impossível agregar valor sem contar com bons parceiros. Afinal, ter empresas de qualidade ao seu lado vai contribuir diretamente para aumentar o valor do negócio. Por isso, cultive parceiros que ofereçam experiência, qualidade e confiabilidade.

Se você está em busca de um parceiro de qualidade para o seu negócio, a Baterias ERBS tem muitos diferenciais a oferecer. A empresa tem mais de 30 anos de experiência no mercado e é referência em baterias, com produtos com alta tecnologia embarcada e grande durabilidade — ou seja, o parceiro certo para agregar valor ao seu negócio.

Ficou com alguma dúvida em relação ao valor agregado? Deixe seu comentário — ficaremos felizes em responder a quaisquer questões que possam surgir sobre o tema!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.