Bateria não segura carga: veja o que pode estar acontecendo
A bateria é uma componente vital para o funcionamento de um carro, pois garante a partida do veículo e alimenta todos os componentes elétricos e eletrônicos — como faróis, painel e módulos responsáveis por coleta de dados e controle refinado de funcionalidades, como a injeção de combustível.
Nesse cenário, uma bateria que não retém carga pode trazer problemas para o veículo e para o condutor e necessita de uma análise aprofundada para descobrir os motivos. Isso porque, uma bateria com baixa retenção, pode estar com problemas que vão além da própria bateria, ou seja, nem sempre será necessário substituí-la.
Neste post, vamos entender os motivos que podem fazer a bateria não segurar carga e as consequências desse problema. Confira!
Quais são os motivos pelos quais uma bateria não segura carga?
Para começar, vamos entender alguns dos principais motivos que podem levar uma bateria a não segurar a carga, deixando o motorista sem a energia necessária na hora de dar a partida. Veja abaixo quais são.
Limpeza dos polos
Sendo um dispositivo que transforma energia química em energia elétrica por meio de processos internos, um dos motivos que podem levar à baixa retenção de carga é o desgaste nos pinos conectores da bateria na bobina.
Para testar se é esse mesmo o problema, verifique se os pólos apresentam uma espécie de sal amarelado, também conhecido como zinabre. Esse sal é provocado pela corrosão do tempo e pode atrapalhar a passagem da corrente elétrica que carregaria a bateria.
Um dos sintomas que podem indicar um problema nos polos é a dificuldade para dar a partida. Nesse cenário, a limpeza deverá ser executada por profissionais especializados.
Sujeira nos grampos de ignição
Qualquer impureza de desgaste nos grampos de ignição pode contribuir para a redução na retenção de carga na bateria. Esses grampos nada mais são do que as peças que ligam as baterias até o sistema de ignição e fazem a transmissão da carga elétrica que chega até a bobina e depois à vela para dar a centelha.
Muitas vezes, esse problema pode ser corrigido com a recolocação dos grampos, mas o mais indicado é a limpeza completa. Um dos sintomas que indicam que o problema está nos grampos são os clicks, quando o motorista tenta insistentemente dar a partida. Isso indica que a bateria está funcional, mas a conexão está falha e precisa de reparo especializado.
Vela de ignição queimada
A não retenção de carga na bateria pode indicar, também, um problema que não está diretamente ligado a esse item. Um exemplo é a vela queimada, que pode prejudicar a combustão, reduzindo a potência e a força do veículo. Verifique as velas e, se necessário, faça a troca para voltar o veículo ao seu funcionamento regular.
Problema no motor de arranque
Outro problema que pode causar a perda de retenção de carga na bateria e que não é originário da própria peça é o problema no motor de arranque. O principal sintoma desse problema é o clic quando o motorista dá a partida. Nesse cenário, é importante contar com ajuda especializada e de confiança.
Por quanto tempo uma bateria deve manter a carga?
A capacidade de retenção de carga da bateria depende do clima e da temperatura. Uma bateria em boas condições pode manter a carga por, pelo menos, duas semanas, sem precisar ligar o carro para recarregá-la.
No entanto, se você não pretende dirigir seu carro por algum tempo, deve ligá-lo uma vez por semana para recarregar a bateria e garantir a partida quando necessitar, de fato, sair com o veículo.
Se o seu carro está com dificuldade de retenção e não apresenta problemas externos, o problema pode ser o tempo de uso da bateria, que pode ter chegado ao fim de sua vida útil.
Quanto tempo dura uma bateria?
A expectativa de vida dessa peça fica entre quatro a seis anos, sendo que há vários fatores que determinam quanto tempo dura a bateria do seu carro como, por exemplo, condições do líquido, tipo de veículo e hábitos de direção etc.
Quais são os problemas que a baixa retenção de carga pode trazer?
Agora que já entendemos os possíveis motivos que podem levar à baixa retenção de carga em uma bateria, vamos entender quais são os problemas que essa baixa retenção pode trazer para o proprietário.
Dificuldade para dar a partida
Esse é um problema clássico, já que a partida é um dos momentos em que a bateria do carro é mais exigida. Essa necessidade de um fluxo de carga maior do que o normal será extremamente prejudicada se a bateria não tiver carga suficiente, pois o motor de arranque não terá como desempenhar sua função.
Embora a dificuldade de dar a partida possa ser causada por outros problemas, em relação à baixa retenção de carga, o problema tende a se intensificar com o tempo. No começo, o motorista tem dificuldade para ligar, mas liga.
Depois, a dificuldade vai aumentando gradualmente até que chegue o dia em que se torna impossível. Como estamos falando de sinais gradativos, cabe ao proprietário agir antes que a situação se torne incontrolável.
Luzes fracas
Outro problema que a baixa capacidade de retenção da bateria pode trazer é a falta de força das luzes do veículo. Para ter certeza de que esse problema está ligado à bateria, verifique se as luzes voltam à intensidade normal, quando o carro está ligado e andando. Se as luzes continuarem fracas, o problema pode estar no alternador, que não está carregando a bateria enquanto o motor funciona.
Veículo não liga em ambiente com temperatura baixa
Não estamos falando de demora para ligar o carro, que pode acontecer dependendo da temperatura da região, mas de uma demora acentuada ou da não partida do carro em ambiente frios. Como as baterias funcionam por meio de reações químicas, que acontecem com mais facilidade no calor, a não retenção no frio pode ser um sinal de que está na hora de comprar uma nova.
Neste post, vimos que, quando a bateria não segura carga, pode trazer uma série de prejuízos ao condutor, e esses problemas devem ser diagnosticados e solucionados com a ajuda de profissionais qualificados e de confiança.
Além disso, para evitar esse tipo de problema, é importante que o proprietário do automóvel escolha uma bateria de qualidade, que garanta a durabilidade necessária para o carro não passar por esse tipo de problema com frequência. A ERBS oferece essa qualidade e tem a bateria certa para o seu veículo.
Gostou do post? Quer saber como contar com a qualidade das baterias da ERBS em seu carro? Entre em contato conosco e conheça os nossos diferenciais.