Entenda a diferença entre lucratividade e rentabilidade e como calculá-las
Existem alguns indicadores financeiros indispensáveis para manter a saúde financeira das empresas, que servem para medir o desempenho, o resultado e a performance de ações e estratégias adotadas por um negócio.
Entre os mais comuns estão a lucratividade e a rentabilidade. Embora muitos empreendedores pensem que as duas definições são iguais, há diferenças relevantes que modificam totalmente o ponto de vista em relação às finanças.
Por isso, quando se misturam, a compreensão real sobre a situação financeira e, consequentemente, os resultados do negócio fica mascarada e a gestão se torna menos eficiente. Foi pensando nisso que preparamos este conteúdo!
Neste artigo, você entenderá o que são e quais as diferenças entre lucratividade e rentabilidade, além de conhecer a melhor forma de calculá-las e o que precisa ser considerado. Acompanhe a leitura e confira!
O que é lucratividade?
A lucratividade indica o quanto um negócio obteve em relação a sua atividade fim, ou seja, sua margem de lucro. De forma técnica, é a ligação entre o valor do lucro líquido e o valor das vendas em porcentagem.
Em outras palavras, essa medida possibilita enxergar se as vendas estão cobrindo os custos fixos e variáveis, além das despesas e do ganho da empresa. Isso mostra a eficiência operacional do negócio, já que o dado ajuda a analisar se a pessoa jurídica é capaz de pagar suas contas e ainda conquistar um lucro líquido dentro das expectativas.
Para calcular a lucratividade, usamos a seguinte fórmula:
Lucratividade (%) = Lucro líquido / Receita bruta x 100
Levando em consideração que a receita bruta é a soma de todos os recebimentos do negócio antes de qualquer desconto, enquanto o lucro líquido se trata do quanto sobra efetivamente para a empresa após descontar os valores devidos.
Por exemplo, uma companhia teve um lucro líquido de R$ 50.000,00 e uma receita total de R$ 250.000,00, o cálculo, nesse caso, ficaria assim: Lucratividade = 50.000,00 / 250.000 x 100 = 20%.
Esse percentual consiste na margem de lucro que expressa que a cada real faturado são gerados, ao final, 20 centavos de lucro líquido.
O que é rentabilidade?
A rentabilidade representa a medida de retorno financeiro de um determinado investimento proporcionado ao negócio. Isto é, se a lucratividade relaciona lucro líquido e receita total, a rentabilidade associa o mesmo lucro só que com o valor investido na empresa. A conclusão deste cálculo permite identificar se o negócio efetivamente está valendo a pena.
Nesse caso, é possível medir o quanto a organização rendeu com base no investimento inicial feito para abrir o negócio, ou qualquer outro investimento de ativos.
A fórmula da rentabilidade é a seguinte:
Rentabilidade (%) = Lucro líquido / Investimentos x 100
Imagine, agora, que o sucesso de vendas do exemplo anterior foi resultado, em boa parte, da compra de uma máquina com funções específicas. Se esse investimento fosse de R$ 20.000,00, por exemplo, a rentabilidade seria de: 50.000 / 20.000 x 100 = 250%. Entende-se, desse modo, que para cada real investido pela empresa, ela tem um retorno de R$ 2,50.
Com base nesses resultados, os empreendedores podem estabelecer um planejamento estratégico mais preciso, avaliando a possibilidade de novos investimentos mais eficazes.
Qual a diferença entre esses conceitos?
Depois de conhecer as ideias, você já deve ter percebido que lucratividade e rentabilidade são termos associados ao lucro líquido do negócio, mas com concepções e finalidades distintas.
Primeiramente, a lucratividade compara o lucro final da empresa com a receita das vendas, enquanto a rentabilidade relaciona o lucro final com os investimentos feitos.
Além disso, a lucratividade depende da gestão de custos, do arranjo de preços e da ligação com os concorrentes, que definem se o faturamento das vendas será suficiente para cobrir todas as despesas e ainda gerar o lucro esperado.
Já a rentabilidade depende apenas da capacidade do negócio de produzir retorno com base nos recursos investidos. Ela geralmente é utilizada para avaliar se um investimento vale a pena para a empresa. No mercado financeiro, o indicador serve como critério para a compra de ações, uma vez que o investidor sempre busca organizações mais rentáveis para sua lista de trabalhos.
Outro aspecto relevante é que a lucratividade traz uma noção mais pontual de como está indo seu negócio, pois não depende de outros fatores. Logo, é possível que uma companhia tenha boa rentabilidade mas baixa lucratividade, ou vice-versa.
Portanto, é essencial que os gestores conheçam e saibam calcular os dois indicadores, pois ter domínio desses conceitos permite aplicar as informações obtidas em prol da saúde financeira e operacional da empresa. E, com base nos resultados, eles poderão avaliar as métricas e empregar ações e estratégias focadas nas necessidades do negócio.
Para entender melhor essas diferenças e, até mesmo, direcionar os investimentos de forma mais eficaz, acompanhe esses indicadores e o fluxo de caixa da sua empresa.
Qual o papel deles dentro das empresas?
Podemos dizer que avaliar a lucratividade ou só a rentabilidade pode fazer com que os empresários tenham a falsa intuição de que o negócio é bem-sucedido, quando, na verdade, não é dessa maneira.
A avaliação adequada das duas variáveis oferece dados mais precisos sobre o empreendimento, possibilitando uma melhor tomada de decisão. Por exemplo, se o resultado é de que um certo investimento não é rentável, ele precisa ser substituído por um que traga um impacto positivo na lucratividade.
Vale lembrar que o cálculo das variáveis é bastante simples e fácil de ser aplicado, no entanto a eficiência depende das informações que vão compor as fórmulas. Dessa forma, é crucial ter acesso a dados fidedignos e confiáveis associados ao lucro líquido da empresa, receita bruta e valores investidos.
Viu só como o equilíbrio entre os dois indicadores faz toda a diferença para a sustentabilidade da sua empresa? Lembre-se que, para manter a relação entre a lucratividade e rentabilidade sempre positiva, você deve ficar sempre de olho no dinheiro que entra e sai da sua empresa!
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