Aprenda como calcular o retorno de investimento na prática
O que é ROI? É uma sigla relativa ao termo em inglês Return Over Investment, ou retorno sobre o investimento, em português. Com um nome autoexplicativo, fica fácil entender quais são os objetivos desse cálculo: identificar se os investimentos realizados por uma pessoa ou empresa estão dando retorno positivo ou negativo.
Com esse indicador, a companhia pode mapear os resultados de cada movimento estratégico, avaliando os custos e retornos da aquisição de novas ferramentas em relação ao que elas entregam, dos treinamento dos funcionários, da compra de materiais, do investimento em infraestrutura, entre outros.
Neste post, vamos entender como calcular o retorno de investimento, a importância dessa métrica e o que pode ser avaliado a partir dela. Confira!
Por que o cálculo do ROI é importante para as empresas?
O cálculo do ROI contribui para o planejamento financeiro das empresas, ajudando nas projeções e dando uma maior base de resultados aos investidores. Com base nisso, apresentamos, abaixo, os motivos que levam empresas de todos os portes e tamanhos a adotarem essa métrica. Acompanhe!
Contribui para a implementação de planos de ação
A partir do cálculo do ROI, o gestor tem a possibilidade de identificar os investimentos que valem a pena serem mantidos e pode colocar os seus planos de ação em prática com base nesses dados.
Isso é possível porque a apuração do ROI é feita em tempo real, ou seja, você pode identificar se os planos estão dentro do planejamento durante o processo, fazendo o cálculo de acordo com cada período. Assim, é possível corrigir a rota e trabalhar em um processo de melhoria contínua.
Ajuda a potencializar os lucros
Quando o gestor consegue otimizar os seus investimentos por meio do cálculo do ROI, tendo um bom retorno sobre os investimentos, está potencializando os lucros de sua empresa. Isso porque a organização garante que haja recursos disponíveis para investir de maneira mais certeira, podendo lucrar mais gastando menos.
Otimiza a tomada de decisão
A tendência natural é que cada vez mais as empresas passem a basear as suas tomadas de decisão em dados sólidos, com o acompanhamento de métricas e indicadores. O ROI mostra os caminhos da alocação do orçamento, mostrando se está dando ou não o resultado esperado.
Isso permite que o gestor defina prioridades sobre os investimentos e possa refinar as suas escolhas — seja de contratações, de investimentos em matéria prima, de fornecedores, de expansões, etc. A versatilidade dos relatórios de ROI contribui para essa otimização da tomada de decisão. Afinal, ele permite análises nas mais diferentes abordagens de tempo, investimento e setor.
Permite a avaliação do histórico
O cálculo do ROI permite a criação de um histórico sobre os investimentos da empresa, possibilitando o acompanhamento da evolução ao longo de um período. Quando estamos começando uma empresa, ou abrindo uma filial, é normal que, no início, não consigamos os melhores resultados.
Com as análises de métricas e boas tomadas de decisão, otimizamos esses resultados e, caso as expectativas sejam alcançadas, os resultados do ROI mostrarão a evolução positiva desse processo.
Como fazer o cálculo do ROI?
Já entendemos o que é o ROI e os benefícios que ele pode trazer para uma empresa. Um dos diferenciais dessa métrica é que seu cálculo não é complexo, como muitos podem imaginar. Na verdade, ele é bem simples e leva em conta dois valores: o investimento e o ganho obtido.
Veja, abaixo, como é feita a fórmula do ROI:
- ROI = (ganho obtido – investimento) ÷ investimento
Para entendermos a aplicação dos valores, vamos a um exemplo prático: suponhamos que você fez um investimento de R$ 20 mil e teve um retorno de R$ 100 mil. Ao substituirmos os valores na fórmula, teremos:
- ROI = (100.000 – 20.000) ÷ 20.000
- ROI = 4
Em nosso exemplo, o empreendedor teria o retorno de 4 vezes o valor investido inicialmente, ou, como o ROI é expresso em formato de porcentagem, multiplicando o resultado por 100, dizemos que o retorno sobre o investimento foi de 400%.
Um ponto importante a ser ressaltado é que o valor inicial de investimento deve levar em conta todo o dinheiro investido durante o processo, bem como os valores recebidos. É importante garantir que o resultado seja o mais preciso possível, ou seja, mesmo as menores despesas devem ser incluídas, assim como todas as receitas.
Como o valor do ROI pode ser interpretado?
O que deve ser analisado a partir do momento em que tenho o valor do ROI em mãos, expresso em porcentagem? Independentemente do ROI ter sido negativo ou positivo, esse valor deverá ser interpretado e analisado com base em situações, como:
- analise quais foram os pontos fortes e pontos fracos de seus investimentos, com foco na recuperação do que deu errado com base em planos de ação;
- você poderá fazer comparativos entre diferentes investimentos feitos no mesmo setor, em épocas diferentes, para tentar entender o que deu certo ou errado, caso haja uma variação grande no valor do ROI;
- entenda por que alguns investimentos surtiram efeito e outros não, a evolução do ROI com análise do contexto pode ajudar nessa investigação;
- você pode utilizar o valor para fazer comparativos com concorrentes e identificar o que tem levado essas empresas a terem bons resultados.
Com a boa avaliação do ROI, você passa a ter uma base para descartar aqueles investimentos que não dão retorno prático ou que as projeções indicam não valer a pena e pode direcionar o orçamento para os investimentos que têm o ROI positivo.
Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido como calcular o retorno de investimento e como essa métrica pode contribuir para o crescimento de seu negócio. É importante ter em mente que o que não pode ser medido não pode ser gerenciado. Por isso, acompanhe sempre as métricas palpáveis de seu negócio e tome decisões baseadas em dados sólidos, para que a sua empresa siga o caminho do crescimento.
Gostou do post? Diga para a gente nos comentários como a sua empresa monitora o crescimento e quais indicadores utilizar para balizar a sua tomada de decisão.