Linguagem corporal para vendas: 4 técnicas que podem ajudar
Ao se comunicar com seus clientes, pode até não perceber, mas seu corpo sempre acompanha o que você diz — ou, muitas vezes, até mesmo o que pensa. Isso significa que, apesar de as palavras serem fundamentais para a comunicação, a linguagem corporal para vendas tem um papel muito importante nesse processo.
Durante uma negociação, além de reforçar a sua fala, as posturas, gestos e posições do seu corpo influenciam diretamente o sucesso da venda. Afinal, basta desviar o olhar para demonstrar fraqueza ou apresentar um tom de voz distante para transmitir desatenção, por exemplo.
Quer usar a linguagem corporal para fechar mais vendas na sua loja e melhorar os seus resultados? Continue a leitura e confira as 4 melhores técnicas!
1. Aperte a mão de maneira firme
Ao cumprimentar ou se despedir de um cliente, o aperto de mão é um dos gestos mais utilizados. Mas sabia que ele pode dizer muito sobre você? Afinal, um aperto fraco pode dar às pessoas a sensação de distanciamento ou pouca confiança, enquanto um aperto forte demais pode indicar egocentrismo.
Por isso, o ideal é que seu aperto de mão seja firme, mas sem muita força, de modo a transmitir confiança e domínio da situação. Para dar mais firmeza à negociação, não se esqueça, ainda, de manter contato visual com o cliente durante o gesto.
2. Tenha atenção à postura
Uma boa postura é um dos elementos mais importantes para a linguagem corporal para vendas. Isso porque, caso você fique curvado e de cabeça baixa, por exemplo, as pessoas não sentirão confiança durante a conversa.
Para transmitir segurança com sua postura, a dica é manter a coluna reta e os ombros para trás, bem como inclinar levemente o peito para frente. Além de melhorar a produtividade no trabalho, uma boa postura vai trazer benefícios para a sua saúde.
3. Mantenha contato visual
Assim como a postura, os seus olhos também dizem muito sobre você quando se comunica. Para ter melhores resultados e aumentar as chances de fechar um negócio, busque sempre manter contato visual com o cliente. Isso demonstra confiança e segurança, além de manifestar às pessoas que você dedica uma atenção exclusiva a elas.
Mas nada de exagerar! Às vezes, um contato visual excessivo pode ter o efeito oposto, fazendo com que o cliente se sinta intimidado ou tenha a sensação de que você está desesperado para fechar a venda.
4. Seja simpático nas expressões faciais
Ao mesmo tempo em que mantém contato visual com seu cliente, não se esqueça de transmitir simpatia com suas expressões faciais. Afinal, ninguém gosta de conversar com alguém que demonstra hostilidade ou não transmite reação.
Mas como adotar expressões que indiquem simpatia? É bastante simples: sorria, mantenha as sobrancelhas levantadas e se expresse claramente durante o atendimento.
Ao seguir as técnicas de linguagem corporal para vendas que apresentamos, você vai conseguir se comunicar melhor com seus clientes e demonstrar a eles características importantes, como confiança, interesse e motivação. Por isso, coloque-as em prática para alcançar melhores resultados e conseguir concretizar mais vendas em seu empreendimento.
O que achou das nossas dicas de linguagem corporal? Você usa outras técnicas em seu negócio para melhorar as vendas? Deixe seu comentário e compartilhe com os nossos outros leitores!