Quer ser uma empresa sustentável? Confira 6 dicas que podem ajudar
Aumento da produtividade, maior engajamento dos colaboradores e redução de custos. Esses são apenas alguns dos benefícios proporcionados pelas práticas sustentáveis, que caracterizam processos empresariais cujo objetivo é garantir a existência do negócio de maneira consciente, sem que haja prejuízos ao meio ambiente.
Como a preocupação com o futuro é um assunto cada vez mais discutido pela sociedade, tornar-se uma empresa sustentável não é apenas um diferencial, mas uma necessidade frente às atuais demandas do mercado.
Para que um negócio seja considerado sustentável, ele deve promover uma verdadeira transformação em suas atividades. Isso porque é necessário se preocupar tanto com o impacto de sua produção para o meio ambiente quanto com a forma de consumo de recursos naturais, entre outras iniciativas.
Para ajudá-lo a transformar sua loja de autopeças em uma empresa sustentável, separamos, neste artigo, 6 dicas que podem ajudar. Confira!
1. Adote a transparência
O primeiro passo para que uma empresa seja sustentável é adotar a transparência e mostrar aos seus diferentes públicos que ela é realmente amiga do meio ambiente. Para isso, é necessário promover mudanças na cultura organizacional e implementar ações para divulgar as condutas sustentáveis adotadas.
Assumindo práticas transparentes, a empresa vai fazer com que os consumidores tenham mais confiança em suas atividades, o que aumenta as chances de que ocorra uma conexão entre o público e o negócio, promovendo o desenvolvimento da empatia. Assim, a fidelização dos clientes é garantida.
2. Gerencie corretamente os resíduos
É impossível falar em práticas sustentáveis sem citar o gerenciamento correto de resíduos. Afinal, todo o lixo produzido pela empresa precisa receber a destinação correta, de modo a evitar prejuízos ao meio ambiente.
Nesse sentido, não estamos falando apenas de itens da cadeia produtiva do negócio que precisam ser descartados — como baterias defeituosas, por exemplo —, mas de todo tipo de resíduo produzido. É o caso de restos de alimentos, copos descartáveis, óleo de cozinha, entre diversos outros tipos de lixo.
Aqui, é preciso separar o lixo de acordo com suas características, como papel, plástico, vidro, e lixo orgânico, e coletar juntos aqueles com a mesma composição. Como cada resíduo tem uma destinação distinta, essa prática é essencial, e toda a companhia precisa abraçar essa causa para que ela tenha os efeitos esperados.
A reciclagem também não pode ser deixada de lado. Nesse processo, o lixo descartável é transformado em novos produtos ou insumos, fazendo com que ele se torne uma fonte de economia ou até mesmo de renda para o negócio. Portanto, é importante implementar um programa de reciclagem em seu negócio.
3. Invista em fornecedores eco-friendly
A palavra eco-friendly vem do inglês e significa “amigável ao meio ambiente”. Com isso, ter um fornecedor eco-friendly quer dizer que você deve procurar parceiros cujas práticas não causam danos ao meio ambiente e que se preocupam com questões socioambientais. Afinal, de nada adianta você ter uma empresa sustentável se seus fornecedores não fazem o mesmo, certo?
Aqui, a dica é avaliar todas as frentes do negócio, desde a aquisição de produtos até o momento da venda, e observar se os fornecedores que atuam ao seu lado adotam práticas sustentáveis. Empresas com certificações ambientais ganham pontos nesse quesito, enquanto outras que são bancadas por empresários inescrupulosos devem ser evitadas.
Também é necessário buscar fornecedores que sejam parceiros do negócio. Se você quer se destacar no mercado, isso é imprescindível, pois sua empresa depende diretamente dos fornecedores para garantir a satisfação dos clientes e ter bons lucros, além de apresentar uma postura sustentável.
E quando falamos em fornecedores parceiros não nos referimos apenas a empresas que fornecem materiais e produtos, mas também àquelas que prestam serviços terceirizados.
4. Treine a equipe
Nenhum gestor consegue, sozinho, fazer com que a empresa seja sustentável. Para atingir esse objetivo, é essencial contar com toda a equipe, que deve ter conhecimentos aprofundados sobre práticas conscientes. Se o pensamento sustentável não for aderido por todos os colaboradores, a probabilidade de as mudanças não ocorrerem é alta.
Nesse sentido, é necessário investir em treinamentos para todos na empresa, com o objetivo de fazer com que a equipe entenda a importância da sustentabilidade, como ela pode ser colocada em prática, quais os retornos pessoais e profissionais desse tipo de iniciativa, entre outros aspectos.
5. Tenha controle sobre as vendas e os estoques
Por muitos anos, a máxima “é melhor sobrar do que faltar” foi bastante utilizada nas empresas. No entanto, hoje essa frase não faz mais sentido, sobretudo sob a ótica da sustentabilidade.
Fazer uma boa gestão de vendas e de estoque é crucial para os resultados de um negócio, pois isso proporciona um maior controle sobre o que está entrando ou saindo do estoque, assim como do que é comprado ou vendido. Sem estar atento a isso, você sem dúvida vai desperdiçar dinheiro, produtos e recursos sem perceber.
6. Use a energia de forma eficiente
Existem diversas formas de utilizar a energia a seu favor, contribuindo tanto para a economia de custos quanto para a redução dos impactos no meio ambiente. É possível, por exemplo, dar preferência à iluminação natural e instalar equipamentos na empresa que consumam menos energia.
Outra forma de agir de maneira sustentável é trocar lâmpadas comuns por lâmpadas fluorescentes ou de LED, que são mais econômicas. Também é possível recorrer a energias alternativas, como a solar ou a eólica.
A energia solar é bastante popular não apenas entre empresas grandes, mas também entre as de médio porte. Ao instalar um sistema de energia solar, é possível economizar consideravelmente na conta de luz, além de não ser mais preciso depender da energia fornecida pelas distribuidoras.
Como você conferiu, pequenas atitudes diárias podem fazer toda a diferença para minimizar os impactos no meio ambiente e tornar sua empresa sustentável. Para isso, conte com a ajuda de seus fornecedores e colaboradores, crie campanhas para espalhar suas ações e parcerias sustentáveis e, com essa divulgação, tente alcançar ainda mais clientes.
Gostou das nossas dicas para ajudar sua empresa a atuar de forma sustentável? Então, aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais. Assim, seus amigos também poderão conferir as dicas e passar a agir de forma mais consciente no futuro!