Baterias GTI: 5 dicas para escolher uma para a sua moto
Muitas pessoas associam a bateria da moto somente ao fornecimento de energia para o motor de partida, mas a verdade é que sua função vai muito além. Afinal, esse equipamento é responsável por alimentar uma grande quantidade de acessórios, como é o caso da ignição eletrônica, bobinas e dos sistemas elétrico e de iluminação.
Frente à importância das baterias, é muito importante que elas sejam de qualidade e tenham eficácia comprovada. Uma das melhores formas de fazer isso é conhecer esse equipamento a fundo e, claro, quais são os seus principais tipos disponíveis no mercado.
Entre os modelos para motos mais procurados pelos motociclistas, estão as baterias GTI. Ao longo deste artigo, você vai conhecer as principais características desse tipo de bateria e quais são as 5 melhores dicas para escolher o equipamento ideal para o seu veículo. Continue a leitura para conferir!
O que são baterias GTI?
A principal característica das baterias GTI, e o que as diferencia das demais baterias do mercado, é o fato de serem totalmente seladas. Com isso, elas não requerem água e são livres de manutenção.
Esse modelo também conta com alta tecnologia embarcada, maior corrente de partida e design robusto, equipado com liga anticorrosão. Por esses motivos, a bateria GTI garante partidas mais eficientes e confere um alto desempenho durante a pilotagem da moto.
Quais as 5 melhores dicas para escolher baterias GTI para a moto?
Para comprar o produto certo para a sua moto, o primeiro passo é descobrir qual é a bateria ideal. Para isso, lembre-se de sempre consultar o manual do proprietário. Depois de entender quais são as especificações recomendadas, confira 5 dicas para escolher a melhor bateria GTI para você.
1. Verifique o CCA
Já ouviu falar sobre o CCA das baterias? Trata-se de uma sigla para Cold Cranking Ampère — Corrente de Arranque a Frio, em português. Esse é um importante critério a ser levado em consideração na hora da escolha do produto, pois indica a corrente máxima que a bateria pode fornecer na partida.
O CCA está indicado no adesivo colado à bateria e, quanto maior ele for, melhor será o desempenho do produto. Além disso, um CCA maior também permite partidas com força, mesmo em sequência — como quando a moto está afogada e o condutor insiste para que ela pegue.
Portanto, é ideal que você busque baterias GTI com um bom CCA, pois esse aspecto vai impactar diretamente o desempenho durante a pilotagem.
2. Observe a garantia
Outro ponto muito importante ao comprar baterias GTI é a garantia. Muitos fabricantes oferecem três meses de garantia, mas é cada vez mais comum encontrar baterias com, ao menos, seis meses do benefício.
Saiba que, quanto maior o prazo, maior é a confiança da marca em relação ao produto e, claro, quanto à sua qualidade.
3. Certifique-se quanto à qualidade
É imprescindível que a bateria ofereça qualidade, pois, caso contrário, diversos problemas podem surgir na moto. Além de danos em equipamentos eletrônicos, uma bateria ruim pode provocar falhas no motor, vazamentos e, até mesmo, incêndios e explosões.
Para se certificar de que a bateria GTI é de qualidade, é bastante simples. A principal etapa é verificar se o produto é certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), uma vez que o selo do órgão garante que a bateria está dentro dos padrões exigidos pelas normas de segurança.
Uma análise visual da bateria também pode ajudar a atestar sua qualidade. Modelos com imperfeições no acabamento e manchas ao redor dos terminais, por exemplo, evidenciam uma qualidade baixa.
4. Veja a vida útil do produto
Em média, uma bateria dura entre dois e quatro anos. Porém, essa vida útil pode variar de acordo com diferentes motivos, sendo a composição da bateria um dos principais. Isso porque, caso a bateria não seja de qualidade, consequentemente ela vai durar menos tempo, tendo chances maiores de apresentar problemas logo após a compra.
Além de se atentar à durabilidade apresentada pela marca da bateria, é importante buscar maneiras de aumentar a sua vida útil. As melhores formas de fazer isso incluem manter a moto sempre em boas condições e, caso você utilize pouco o veículo, usar mantenedores de carga.
5. Analise o custo-benefício
É comum encontrar pessoas que, na hora de comprar um produto, levem em consideração apenas o preço. Mas é como diz o ditado: o barato pode sair caro.
Como a bateria é um equipamento tão importante para a moto, comprá-la considerando somente o preço é um grande erro. Afinal, na maioria das vezes, uma bateria barata é sinônimo de qualidade inferior e problemas para a sua moto.
Nesse sentido, o ideal é analisar o custo-benefício da bateria na hora de fazer a escolha. Isso significa que você deve, também, levar em consideração os seus benefícios. Se uma bateria é ruim e tem o preço baixo, fuja dela! O ideal é contar com uma bateria de qualidade.
Ao longo deste artigo, você conferiu o que são as baterias GTI e as principais dicas para comprar um equipamento de qualidade para a sua moto. Por isso, siga as nossas dicas para ter mais segurança e tranquilidade em seu dia a dia no trânsito e em suas próximas viagens.
Em caso de dúvida, não se esqueça: siga as especificações do manual do proprietário. Afinal, esse documento reúne todas as informações sobre os equipamentos da moto e quais as características adequadas para cada item, tornando sua moto um bem ainda mais durável.
Para reduzir as chances de problemas e ter a certeza de que você está contando com baterias GTI de qualidade, lembre-se de sempre contar com uma empresa especializada. É o caso da Baterias ERBS, que está há mais de 30 anos no mercado e sempre em busca de oferecer produtos de altíssima qualidade e com preços diferenciados para seus clientes.
O que está esperando para entrar em contato com a gente e adquirir os produtos que você precisa? Conheça nossas baterias da linha GTI e escolha a ideal para a sua moto!