Quais os principais itens de segurança do veículo?
Todos os anos, milhares de acidentes de trânsito são registrados no Brasil. Para se ter uma ideia, entre janeiro e outubro de 2020 foram pagas mais de 27 mil indenizações no país devido a ocorrências com vítimas fatais.
Esse número evidencia o quanto o trânsito brasileiro é violento, mas eles poderiam ser ainda piores se não fossem os itens de segurança do veículo. Portanto, conhecê-los cumpre papel de prevenção essencial.
Ao longo do post, trazemos os principais equipamentos de segurança do carro para que você saiba mais sobre eles e entenda sua importância. Acompanhe!
Luzes e faróis
Os faróis e as luzes do carro desempenham função vital, pois são utilizadas sempre que se precisa trocar de faixa, fazer uma conversão, estacionar, entre outras manobras. Dessa forma, elas garantem visibilidade na via e evitam acidentes.
Além de representar um cuidado imprescindível, manter as luzes e faróis em bom estado de conservação é uma obrigação prevista por lei.
Freios
É impossível falar em itens de segurança do veículo sem citar o sistema de frenagem, pois a ausência dele tornaria inviável a circulação pelas vias.
Desde 2014, carros devem sair de fábrica no Brasil com freios ABS. Afinal de contas, esse equipamento é muito mais eficiente que os antigos freios por impedir derrapagens e a perda de aderência dos pneus.
Cinto de segurança
Equipamento básico em todo automóvel, o cinto de segurança é primordial para que o motorista e seus passageiros tenham a integridade física assegurada em caso de acidentes.
Atualmente, o padrão é o cinto de três pontas, que permite uma proteção maior. Em caso de colisão, esse tipo de cinto mantém o tronco da pessoa junto ao encosto, evitando até 60% dos traumas na coluna.
Airbags
Desde 2014, os airbags são obrigatórios para todos os carros fabricados no país. Trata-se de uma bolsa de ar que é inflada em caso de colisão, de modo a amortecer o impacto dos ocupantes junto às partes do veículo.
Os airbags figuram na lista dos itens de segurança do veículo complementares aos cintos, ou seja, ambos devem funcionar juntos para garantir a máxima proteção do motorista e de seus passageiros.
Para-choque
No passado, o para-choque do carro era feito de metal, preso ao chassi, com hastes duras para proteger a carroceria. O problema é que, em caso de acidentes, essa configuração transferia toda a energia do impacto aos ocupantes.
Hoje em dia, o para-choque é desenvolvido por um material plástico e espumas de diferentes densidades. Se o pior acontecer, o equipamento vai se quebrar, rachar ou amassar, e a energia do impacto fica dissipada.
Além dos itens de segurança do veículo que citamos ao longo deste artigo, existem diversos outros equipamentos importantes. É o caso dos pneus, espelhos retrovisores, amortecedores e do triângulo de sinalização.
Tais acessórios favorecem a sua segurança, a dos seus passageiros e a das pessoas no trânsito. Portanto, prefira sempre marcas que ofereçam todas as medidas de prevenção do veículo e mantenha as revisões do carro em dia para garantir que tudo esteja em perfeito estado.
Se gostou do post, não deixe de curtir a nossa página no Facebook. Por lá, divulgamos outras dicas e orientações para que você sempre tenha um dia a dia mais seguro no trânsito e faça uma manutenção de veículos correta!