gasolina aditivada ou comum

Gasolina aditivada ou comum? Veja como fazer uma boa escolha

Nos últimos meses, a alta no preço da gasolina tem assustado muitos motoristas. Em fevereiro de 2022, o preço máximo do produto comercializado nos postos do país chegou a seu valor máximo, ultrapassando a marca de R$ 8,00 por litro.

Esse aumento consecutivo fez com que a gasolina do Brasil entrasse na lista das 100 mais caras do mundo. Frente a esse cenário, estar atento na hora de abastecer é uma prática muito importante, tornando necessário que os condutores busquem sempre saber mais sobre o assunto.

Um dos pontos a serem observados é quanto ao tipo de combustível. Na hora de ir ao posto, os motoristas têm a opção de abastecer o carro com a gasolina comum ou aditivada. Nesse momento, é comum ficar indeciso, pois muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre qual é o produto ideal.

Para ajudá-lo a entender como fazer uma boa escolha, preparamos este artigo com as principais características da gasolina aditivada ou comum, além de explicar se a gasolina aditivada realmente é capaz de aumentar a potência do motor. Continue a leitura para conferir!

Quais são as principais características da gasolina comum?

Conhecida como gasolina tipo C, a gasolina comum é um dos derivados do petróleo mais importantes, pois é usada na maioria dos veículos — desde automóveis até motocicletas, caminhões e, até mesmo, aviões. Conheça, a seguir, as principais características desse combustível.

Preço

A principal vantagem da gasolina comum é seu preço, que é menor do que a aditivada. Porém, se no passado a diferença entre os dois tipos de gasolina era grande, hoje os valores são próximos devido à alta no preço dos combustíveis.

Composição

A gasolina comum tem uma octanagem mínima de 87 e é composta por 27% de etanol anidro. Não sabe o que é octanagem? Calma que a gente explica: trata-se de um índice de resistência do combustível à pressão sofrida dentro da câmara de combustão do motor.

Esse tipo de gasolina não conta com nenhum aditivo ou corante e, geralmente, é incolor ou alaranjada.

Limpeza

Uma vez que a gasolina comum não tem aditivos ou substâncias que ajudem a limpar ou proteger o motor, é comum a ocorrência de problemas para quem usa apenas este combustível. Afinal, com o passar do tempo, resíduos carboníferos tendem a ficar depositados sobre as válvulas de admissão do motor, aumentando o consumo e comprometendo o rendimento.

Quais as principais características da gasolina aditivada?

A gasolina aditivada nada mais é do que a gasolina comum com aditivos, o que traz diversos benefícios. Esse combustível começou a ser comercializado na década de 1950 e, desde então, tornou-se bastante popular. Saiba mais sobre a gasolina aditivada nos próximos tópicos.

Preço

Enquanto a gasolina comum é mais barata, a aditivada tende a ter valores mais altos. Esse é o principal motivo para que muitos condutores não a utilizem com a frequência necessária, principalmente com o aumento do combustível nos últimos meses.

Composição

A gasolina aditivada tem a mesma octanagem (87) e quantidade de etanol anidro (27%) que o combustível comum. Porém, o que diferencia os dois tipos é a presença de um pacote de aditivos e dispersantes químicos, tornando o seu uso essencial para o bom funcionamento do veículo.

Limpeza

A principal vantagem de utilizar esse tipo de gasolina é sua capacidade de auxiliar na limpeza e conservação do motor, o que é garantido pela presença dos aditivos. Com isso, todo o sistema de alimentação do combustível é mantido em perfeito estado, evitando o acúmulo de sujeira e promovendo a lubrificação de peças (como bicos de injeção eletrônica e válvulas de admissão, por exemplo).

A presença de aditivos também garante uma maior economia, uma vez que o consumo de combustível é reduzido e são evitados possíveis danos ao motor.

A gasolina aditivada aumenta a potência do motor?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o aditivo não contribui para um aumento na potência do motor do automóvel. O que acontece é que, como a gasolina comum não tem substâncias para limpar o motor, há presença de resíduos e sujeiras, que, com o tempo, dificultam a mistura de ar e combustível e tendem a comprometer a eficiência do motor.

Com isso, ao abastecer o veículo com gasolina aditivada, é comum ter a sensação de que há um ganho de potência e rendimento. Porém, isso só acontece porque os aditivos eliminam as sujeiras e permitem o pleno funcionamento do motor.

Como escolher entre os dois tipos de gasolina?

Depois de conferir as principais características e diferenças entre a gasolina comum ou aditivada, deu para perceber que a aditivada é a melhor opção, não é mesmo?

E não é para menos: seu uso regular evita o acúmulo de partículas que prejudicam o desempenho do motor, fazendo com que o carro tenha uma potência maior e apresente menos problemas a médio e longo prazo. Por isso, ela é indicada, em especial, para pessoas que não costumam utilizar o automóvel com frequência.

Porém, há casos em que a gasolina comum é mais adequada do que a aditivada, sobretudo quando a diferença de preço for muito grande. Além disso, não é indicado substituir a gasolina comum pela aditivada de uma hora para outra, pois isso pode remover alguns resíduos importantes do sistema de alimentação do combustível, causando entupimentos e, até mesmo, falhas no motor.

A escolha entre a gasolina comum ou aditivada requer bastante atenção, pois, muitas vezes, fazer uma escolha errada pode provocar um baixo aproveitamento da potência do motor e, até mesmo, problemas mecânicos no automóvel, tornando a manutenção necessária antes do previsto. Por isso, fique atento ao nosso post para entender quando usar cada combustível.

E não se esqueça de sempre abastecer em postos de combustível de confiança para evitar o risco de comprar gasolina adulterada, o que pode danificar o seu automóvel. Para isso, duvide de preços muito abaixo do praticado no mercado, faça o teste da gasolina e verifique se o produto tem lacre e selo do Inmetro.

Você tem o costume de utilizar a gasolina aditivada em seu veículo? Deixe seu comentário e compartilhe com os nossos leitores!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.