5 melhores capacetes para moto do mercado e como escolher
O capacete é um item primordial obrigatório para os pilotos de moto e precisa ser escolhido de forma criteriosa, para que não se tornem um incômodo no dia a dia do usuário. Essa escolha vai muito além do design e estilo, devendo levar em conta, também, quesitos de segurança e conforto.
Por exemplo, não adianta escolher um capacete que você considere bonito, se ele não for arejado, deixando você com calor a cada passeio. Não adianta comprar um capacete confortável, se ele não tiver o necessário para proteger em determinadas condições, como a proteção de queixo e viseira em vias de alta velocidade.
Para que você capriche na escolha, neste post, apresentamos os 5 melhores capacetes para moto e o que você deve analisar na hora de comprar o seu. Confira!
Quais são os principais tipos de capacete?
Antes de irmos para os principais capacetes do mercado, para que a sua escolha seja bem feita, é importante saber diferenciar os principais tipos de capacetes do mercado. Veja abaixo quais são.
Aberto
Como o nome sugere, esse é o modelo de capacete que não tem a queixeira, ou seja, seu casco é produzido com foco na proteção da cabeça e laterais do rosto, podendo ter ou não viseira. O fato de ser aberto não significa que é um produto inseguro, pelo contrário, ele pode ser bem útil para quem faz pequenos trajetos dentro da cidade, em pistas de baixa velocidade.
Fechado
O capacete fechado é o modelo mais tradicional e seguro, pois protege toda a cabeça do usuário, que, além do queixo, tem a sua vista protegida por uma viseira de policarbonato — que pode ser aberta ou ajustada de acordo com a necessidade de cada piloto. É um modelo de capacete ideal para quem vai pegar a estrada e também bastante utilizado em zonas urbanas.
Vintage
Os capacetes vintage ou clássicos são de modelo aberto, com fivela de ajuste no queixo, sem viseira e com um design simples. São bastante utilizados por colecionadores de motos clássicas simples, como a famosa Vespa. Por ser um modelo aberto e sem viseira, é recomendado que seja utilizado em áreas urbanas, em pista de baixa velocidade.
Modular
O capacete modular, ou escamoteável, é um modelo híbrido, que pode ser utilizado fechado, com a queixeira, ou aberto, com a remoção da parte frontal. É ideal para quem gosta de um modelo mais aberto para rodar no dia a dia, mas que, quando for pilotar em estradas de maior velocidade, poderá manter a sua proteção com a colocação da viseira e queixeira.
Quais são os principais capacetes do mercado?
Agora que já conhecemos os principais tipos de capacete, vamos ao ponto principal deste post. Quais são os melhores capacetes para moto em 2022? Neste tópico, escolhemos 5. Confira quais são!
1. Shark S700
A Shark é uma das marcas mais conceituadas do mundo quando o assunto é capacete, aliando conforto, segurança e estilo. O S700 é um de seus principais capacetes, projetado com foco na aerodinâmica e na boa capacidade de refrigeração, evitando que haja acúmulo de calor na parte interna — graças às entradas e saída de ar
Um dos diferenciais desse modelo é o seu slide lock, que possibilita o ajuste do nível de abertura do capacete, ou seja, o piloto passa a ter mais opções do que apenas a viseira totalmente aberta ou totalmente fechada.
2. Bieffe B-40
Desenvolvidos por designers da Itália, os capacetes Bieffe têm foco na ergonomia e segurança. O Modelo B-40 tem como diferenciais, primeiro, o seu estilo arrojado racing e, segundo, os seus materiais de qualidade, com foco em resistência e conforto.
Sua estrutura interna é desenvolvida em EPS e a parte externa é desenvolvida em ABS, dois materiais que têm como característica a boa absorção de impactos. O modelo conta com 6 entradas de ar, com 1 frontal, 2 laterais e 3 na parte superior. O sua forração é removível e lavável, favorecendo a boa higiene e proteção contra microorganismos.
3. Pro Tork – New Liberty 3
O New Liberty 3 chama a atenção pelo seu design moderno e, ao mesmo tempo, agressivo, além da qualidade de seu material. É um capacete extremamente resistente a impactos, produzido a partir da injeção em ABS natural.
A agressividade e resistência não atrapalham o conforto, pois o New Evolution 3 apresenta uma modelagem em seu forro com materiais escolhidos criteriosamente, para oferecer uma ótima experiência ao usuário. O acabamento conta com, além do design diferencial, emblemas metálicos, que dão um ar ainda mais arrojado e sofisticado ao produto.
4. Ebf New Spark Flash
Outro capacete com design arrojado, que alia robustez e conforto, produzido com ABS de alta qualidade e forro interno de espuma, é o Ebf New Spark Flash. Nesse modelo, o usuário tem como diferencial duas entradas de ar e uma saída traseira, o que torna o capacete bem mais arejado, evitando, por exemplo, que a viseira embace, prejudicando a visibilidade. Além disso, o capacete é certificado pelo INMETRO no quesito segurança.
5. Pro Tork 8
O Pro Tork 8 é um capacete voltado para pessoas que buscam discrição, pois é um modelo focado em cores sóbrias, como o cinza e o preto — com algumas versões rosa. Um dos diferenciais desse produto é o seu peso, cerca de 1,6kg, considerado leve para um modelo do tipo fechado.
Além de contribuir para a segurança do usuário, pois é produzido com materiais de alta resistência, a parte interna do Pro Tork 8 apresenta tecido antibactericida e conta com uma camada de isopor que visa garantir o maior conforto aliado a uma maior proteção contra impactos.
O que analisar na hora de escolher o capacete ideal?
Existem alguns pontos que devem ser observados na hora de escolher o capacete ideal para as suas necessidades. São detalhes que farão toda a diferença para que você, além de escolher um modelo que agrade o seu visual, entregue proteção e conforto. Veja, abaixo, o que deve ser analisado:
- certificação — no Brasil, os capacetes de qualidade são certificados pelo INMETRO — Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia;
- validade — embora sejam produzidos com materiais duráveis, os capacetes têm data de validade e devem ser conferidos na hora da compra, pois essa data é calculada conforme a durabilidade dos materiais;
- ventilação — o capacete deve oferecer conforto e ventilação, para que ele não acumule calor interno e a viseira embace;
- tamanho — opte por um capacete que se ajuste a sua cabeça, ou seja, ele não pode ficar folgado nem muito justo, a ponto de apertar a sua cabeça e rosto;
- tipo de pista onde você vai trafegar — para escolher o tipo ideal, analise se você vai utilizar a moto rotineiramente em ruas de baixa velocidade ou se vai pegar a estrada e andar em ruas movimentadas.
Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha base para entender quais são os melhores capacetes para moto e escolha o modelo ideal para as suas necessidades. É importante levar em conta conceitos como: custo-benefício, design, segurança e conforto, para encontrar um item que atenda todas as suas demandas.
Gostou do post? Então, siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas novidades e promoções. Estamos no Facebook, Instagram, Youtube e LinkedIn.