embreagem patinando

Está com a embreagem patinando? Veja como resolver o problema

A embreagem é um dos componentes mecânicos mais importantes para um veículo. Ela é a responsável por permitir a correta troca de marcha no câmbio e pelo alcance de maiores velocidades com o carro. É comum que os veículos apresentem problemas nessa peça, e um dos mais comuns é a embreagem patinando.

Você sabe que é isso? Quais são as causas da embreagem patinando? Neste post, mostramos o que significa a embreagem patinando e como é possível resolver o problema. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é uma embreagem patinando?

Essa expressão nada mais é do que uma situação em que há atrito entre os componentes de fricção. Geralmente, esse problema ocorre quando existe um desgaste no disco de embreagem — o que faz com que ele fique deslizando ou “patinando”.

O motorista percebe esse problema quando verifica que o pedal da embreagem está deslizando. Essa situação é muito ruim, pois gera mais dificuldade para arrancar com o veículo e para fazer a troca de marchas.

Uma das causas mais comuns desse desgaste no disco de embreagem é justamente o excesso de óleo ou de graxa no sistema. Isso forma camadas crostosas e locais de deposição que facilitam a ocorrência de danos.

O que deve ser avaliado quando a embreagem está patinando?

Como já foi dito logo acima, o disco de embreagem é uma das peças desse sistema que costuma apresentar problemas. Além dele, existem outros componentes que precisam ser avaliados, pois podem apresentar desgastes em função de um mau uso. Veja quais são eles a seguir!

Sistema de desengate

O sistema de desengate é responsável por fazer com que haja o destravamento entre as peças que compõem a embreagem. Se essa peça estiver estragada, é muito comum que haja atritos e problemas com a troca de marchas. É fundamental, portanto, levar o veículo a um mecânico especializado para verificar o que pode ser feito e se é necessário realizar a troca desse componente.

Volante

Você sabia que o carro tem outro volante além do que controla a direção? Pois bem, essa é uma peça em aço de formato circular, que fica perto da caixa de velocidades e da embreagem. A função principal dela é fazer o acúmulo de energia cinética.

Esse volante armazena a energia produzida pelo motor. Em casos em que o propulsor para de exercer força, ele continua a produzir a inércia e ajuda a reduzir os movimentos bruscos. Além disso, o volante tem um papel de amortecer as vibrações feitas pelo próprio motor.

Utilizar a embreagem de forma suave e com responsabilidade é a maneira mais adequada de evitar danos a esse componente. Soltar o pedal bruscamente, por exemplo, pode aumentar as chances de ocorrerem desgastes.

Deformação das superfícies

A embreagem funciona por meio de várias engrenagens lubrificadas com óleo. É fácil entender que qualquer mínima alteração na superfície das peças pode colocar todo o sistema em risco, por isso, é fundamental manter revisões periódicas para identificar possíveis problemas e corrigi-los o quanto antes, para que não haja, posteriormente, despesas além do esperado.

Como identificar os problemas?

A embreagem patinando é apenas um dos diversos problemas que essa peça pode apresentar. É preciso ter uma boa regularidade nas revisões e na detecção precoce de alterações para corrigir os problemas o mais rapidamente possível.

Uma dica muito interessante para verificar se o seu veículo está com a embreagem patinando consiste em soltar o pedal e observar se o sistema continua acionado. Caso persista, é preciso levar a um mecânico de confiança para verificar a origem do problema.

Além disso, é comum que haja situações em que a embreagem fique travada. Nesses casos, é até possível regular o rolamento do eixo piloto, mas na maioria das vezes, será necessário trocar todo o sistema.

Já nos casos em que o pedal da embreagem está duro, é bem comum que isso seja um problema no platô — é provável que ele esteja empenado devido ao superaquecimento. Uma investigação detalhada com o mecânico e a troca do componente podem solucionar o problema.

A dica principal para qualquer tipo de alteração de ruído ou de sensibilidade no pedal está na procura imediata de ajuda especializada. Dessa forma, você pode intervir antes do problema atingir peças mais delicadas e mais caras. Trocar todo o componente é um sinal de que houve um mau uso e falta de cuidado com a prevenção.

Como cuidar da embreagem e evitar problemas nesse componente?

Assim como identificar e resolver os problemas são ações corretivas muito importantes, é fundamental saber quais são os melhores cuidados com esse componente. Assim, é possível aumentar a durabilidade e a vida útil da embreagem.

Em primeiro lugar, soltar o pedal de forma brusca ou acelerada é algo que precisa ser evitado ao máximo. Além disso, atentar-se a possíveis ruídos e mudanças no padrão normal do veículo é essencial. Isso pode ser aplicado facilmente por meio da avaliação do maior esforço físico na troca de marchas.

Por fim, é extremamente recomendado fazer revisões periódicas, seguindo o protocolado pelo manual do veículo. Esse é o guia mais adequado para evitar problemas e para atuar preventivamente, evitando o desgaste de peças e problemas mais sérios. Tenha sempre em mãos esse documento e leia-o de forma contínua para identificar os períodos de troca.

A embreagem patinando é um problema comum que pode gerar diversas dores de cabeça aos donos de veículos. O seu carro é um patrimônio que merece ser zelado e protegido da melhor forma possível.

A prevenção é a ferramenta mais barata — economicamente falando — e inteligente de evitar problemas na embreagem e em outros componentes do veículo. Atente-se aos sinais que o seu carro dá para minimizar estragos e desgastes nas peças!

Conseguiu aprender um pouco mais sobre como cuidar da sua embreagem de forma segura? Então, siga-nos nas redes sociais! Assim, você fica por dentro das últimas novidades aqui do blog e não perde nenhum conteúdo. Estamos no YouTube, no Instagram, no Facebook e no LinkedIn. Confira agora mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.