Correia dentada: não perca o guia completo sobre essa peça
A cada minuto, as válvulas de admissão e exaustão dos motores automotivos a combustão abrem e fecham milhares de vezes em um intervalo curto de tempo. Ao mesmo tempo, os pistões sobem e descem a partir da movimentação gerada pelas explosões dos cilindros.
Para que o funcionamento do motor do carro seja eficiente, é necessário que todos os seus componentes trabalhem em perfeito sincronismo e tenham a precisão de um relógio. E uma das partes responsáveis por esse objetivo é o sistema de distribuição mecânica, que transmite o movimento do virabrequim para o comando das válvulas.
Se no passado era comum que os automóveis fossem fabricados com correntes, hoje a maioria dos modelos saem de fábrica com um componente essencial para esse sistema: a correia dentada. Por ser tão importante para o funcionamento do veículo, é imprescindível que todo motorista saiba tudo sobre esse equipamento.
Ao longo deste artigo, você vai saber o que é a correia dentada e como ela funciona, assim como seu tempo de duração, cuidados para aumentar a sua vida útil, quando realizar a troca e manutenção, entre outras informações importantes. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o tema!
O que é a correia dentada?
Também chamada de correia de sincronismo, a correia dentada é feita de um material flexível — geralmente um compensando de lonas, fabricado de borracha ou nylon — e está localizada entre os tensores e polias do motor. O item tem pequenos dentes cuja finalidade é garantir que ele fique bem conectado aos outros componentes do motor nos quais deve estar ligado.
Essa é uma peça muito importante para o veículo, pois integra o sistema de transmissão mecânica que viabiliza o funcionamento do motor, sendo responsável por ligar o eixo-comando de válvulas ao virabrequim para manter as peças do motor em sincronia.
Apesar de ter a mesma finalidade que as antigas correntes, a correia dentada é muito mais leve e com um custo mais baixo, daí o motivo de ela ter se tornado popular no mercado durante a fabricação de automóveis.
Muitas pessoas acreditam que a correia dentada pode ser observada facilmente, bastando apenas abrir o capô do automóvel. Mas não se engane: o dispositivo que você vê em alta rotação com o motor do carro em funcionamento é a correia do alternador — também chamada de correia de serviço —, que, além de ser responsável pelo funcionamento desse dispositivo, transmite força para a bomba de direção hidráulica e para o compressor do ar-condicionado.
A correia dentada, por sua vez, está protegida, na maioria dos veículos, por uma capa devido à sua importância. Assim como a correia do alternador, ela também atinge uma alta rotação quando o motor é ligado.
Qual é a função do equipamento?
A principal função da correia dentada é coordenar o movimento dos pistões e válvulas do motor, de modo que eles operem de forma sincronizada. Em outras palavras, é ela que possibilita que a válvula não esteja dentro do cilindro quando o pistão estiver subindo para comprimir a mistura de ar e combustível.
Graças a essa função, a correia permite um movimento uniforme das peças e garante que as rodas do veículo recebam a energia mecânica necessária para se movimentarem. Além disso, outro importante papel desse dispositivo nos automóveis é permitir que as válvulas de admissão e de escapamento se fechem no momento certo, o que permite ao carro se locomover com segurança e conforto.
Dado o seu papel crucial, podemos dizer que, caso haja algum problema na correia dentada, o motor do carro simplesmente não vai mais funcionar. Afinal, sem ela, as peças do motor não ficarão em sincronia, o que aumenta as chances de choques e quebras dos componentes internos do equipamento — como bielas, válvulas, cabeçote e pistões.
Além de ser imprescindível para o motor automotivo, a correia dentada está presente em motores de diversos outros tipos de sistemas, como é o caso de equipamentos utilizados na indústria, o que inclui redutores e motorredutores, por exemplo.
Como funciona a correia dentada no veículo?
O funcionamento do equipamento é muito fácil de ser entendido. Basicamente, ela começa a operar no momento em que o motorista liga a ignição do veículo. Veja como ela funciona na prática:
- quando o carro é ligado, o motor entra em operação. Com isso, as válvulas abrem e fecham em rapidamente em momentos específicos, de acordo com o movimento feito pelos pistões;
- ao mesmo tempo em que pistões e válvulas entram em ação, a correia dentada começa a girar em alta velocidade;
- os dentes da correia garantem que as peças do motor funcionem com sincronia, de modo a formar uma engrenagem sistemática;
- o movimento do dispositivo também faz com que as válvulas de escapamento e admissão se fechem na hora certa;
- a harmonia entre todos esses itens permite que o motor produza energia mecânica, que é transmitida para as rodas e gera movimento. Com isso, o carro pode funcionar de maneira adequada.
Qual é o tempo de duração da peça?
Em média, a correia dentada tem uma vida útil de cerca de 50 mil quilômetros rodados ou cinco anos de uso. Porém, esse tempo pode ser reduzido devido a diversos fatores. Entre eles, podemos destacar períodos prolongados de uso, maus hábitos na condução do veículo e exposição a agentes prejudiciais, como substâncias químicas.
O problema é que, quando está prestes a romper, a correia geralmente não indica que há algo errado, não havendo perdas em rendimento, aumento do consumo de combustível ou falhas no sistema, por exemplo. Em muitos casos, o equipamento se rompe de uma hora para outra e o automóvel simplesmente para de funcionar.
Caso você não perceba que há algo errado e ela se rompa, o prejuízo pode ser bastante alto: embora a peça não tenha um valor tão significativo, não ultrapassando a soma de R$ 500,00, os serviços de reparo para uma correia dentada rompida podem chegar até R$ 4.000,00.
O alto preço se deve ao fato de, muitas vezes, a correia danificada também ser sinônimo de pistões e válvulas com problemas, e todos precisam ser trocados. E se o rompimento acontecer quando o carro estiver em uma velocidade alta, a situação pode ser ainda mais grave, pois os pistões podem se chocar com outros componentes do motor e o equipamento todo pode precisar ser substituído.
Quando a correia precisa ser trocada?
Por ser fabricada geralmente em borracha, que é um material que tende a se desgastar mais facilmente, a correia dentada requer bastante atenção no dia a dia. Isso se torna ainda mais importante se considerarmos que um simples desgaste pode trazer problemas bastante sérios caso o dispositivo se rompa, fazendo com que o carro pare de funcionar e a segurança do condutor fique comprometida.
Por esse motivo é tão importante estar atento e saber qual o momento adequado para fazer a troca da correia dentada do veículo. A seguir, saiba quando a correia precisa ser trocada.
Quando sua vida útil chegar ao fim?
Como já abordamos, a durabilidade da correia é de aproximadamente 50 mil quilômetros rodados ou cinco anos de uso. Quando chegar a esse limite, em geral, é hora de trocá-la.
Nesse momento, lembre-se de verificar a quilometragem indicada no manual do proprietário, que pode variar de modelo para modelo.
O que fazer quando sinais de problemas começarem a aparecer?
Apesar de os indícios de problemas na peça muitas vezes não serem claros, basta que você fique atento a alguns sinais no dia a dia que significam problemas na correia dentada. Confira os sinais mais comuns:
- danos na estrutura da correia, como ressecamento e desgaste;
- correia frouxa ou excesso de tensão;
- mau funcionamento do motor;
- óleo ou graxa em excesso na correia;
- presença de ruídos, vibrações e aumento de temperatura do motor;
- aumento do consumo de combustível e baixo nível de óleo, o que é provocado pelo entortamento das válvulas;
- furos na cabeça do pistão;
- desalinhamento ou desgaste das polias.
Caso você perceba algum desses indícios durante a direção, as chances são grandes de que a correia dentada esteja com algum defeito. Nesse caso, ela deve ser verificada o quanto antes para evitar que problemas mais sérios surjam com o passar do tempo.
Como é feita a manutenção?
Como todo condutor já sabe, a manutenção veicular é uma etapa imprescindível para garantir que o carro esteja sempre em bom estado de conservação, evitar acidentes e aumentar a durabilidade de peças.
Nesse sentido, ao levar seu automóvel para a oficina, um mecânico especializado vai observar as condições gerais dos componentes — o que inclui a correia dentada —, de modo a verificar se tudo está em perfeito estado.
Quando o foco da manutenção é a correia, é muito importante que você informe ao profissional da oficina os sinais de que há algo errado nesse componente (como você conferiu em nosso último tópico). Desse modo, ele poderá descartar outros problemas ou, mesmo, verificar outros itens que podem ser a origem dos defeitos.
Feito isso, o mecânico vai verificar atentamente a correia dentada para entender se ela realmente está com problemas, assim como os demais componentes do sistema do motor — como os pistões e válvulas —, que podem sofrer danos em caso de problemas na correia.
A correia ou outros itens estão danificados? Então, a troca será necessária para garantir que o automóvel funcione corretamente e a sua segurança durante a direção não seja afetada.
Vale destacar que você jamais deve fazer a manutenção da correia dentada por conta própria. Como é um equipamento delicado e conta com uma função tão importante, é preciso ter habilidade e experiência para que os reparos sejam feitos corretamente, evitar acidentes e outras peças não sejam danificadas.
Como aumentar a vida útil da correia dentada?
O prejuízo gerado por uma correia dentada rompida tende a ser bastante alto, mas a boa notícia é que é possível aumentar a sua vida útil e contribuir para que o item dure pelo máximo tempo possível. A seguir, listamos as principais dicas para isso. Acompanhe!
Não tente fazer o motor pegar no tranco
Quando o motor apresenta problemas durante a direção, é comum que alguns motoristas tentem empurrar seus veículos para tentar fazer com que eles peguem no tranco. Mas você sabia que, quando o automóvel é empurrado para receber um impulso, o giro acaba aumentando além do recomendado?
Nesse caso, diversos componentes tendem a apresentar problemas, incluindo a correia dentada. Isso porque, com o aumento de giro, ela pode se desgastar ou, até mesmo, romper. Por isso, se o motor apresentar problemas, chamar um reboque é muito mais tranquilo e seguro do que tentar fazer o veículo pegar no tranco.
Evite cantar pneu
Ao acelerar o carro de forma abrupta, os pneus tendem a perder a aderência com o solo, fazendo com que eles derrapem. Com o deslizamento da borracha sobre o asfalto, surge aquele famoso som de pneu cantando.
Essa situação pode parecer inofensiva, mas acredite: ela pode trazer problemas para as peças do carro, além de gerar um incômodo sonoro grande. Além do próprio pneu ser danificado, uma peça que pode sofrer danos é a embreagem, o que afeta a durabilidade da correia dentada.
Faça revisões periódicas
Por ser um componente tão importante do veículo, é crucial que a correia dentada passe pela manutenção periódica para que seja observado se tudo está bem. O indicado é que a revisão seja feita a cada seis meses ou a cada 15 mil quilômetros rodados.
Desse modo, é possível verificar o estado da correia e ver se há ressecamento evidente ou se a borracha está despedaçando, por exemplo. Da mesma forma, o mecânico vai verificar os demais componentes que atuam junto à correia, corrigindo possíveis falhas ou desgastes e garantindo o bom funcionamento de todo o carro.
Evite reduzir a marcha bruscamente
Para fechar as nossas dicas de como aumentar a vida útil da correia dentada, não se esqueça de evitar ao máximo reduzir a marcha do carro de maneira brusca. Afinal, esse mau hábito pode causar um tranco no mecanismo e jogar todo o efeito mecânico para a correia e outros componentes, provocando danos sérios.
Nesse sentido, respeite sempre a faixa de velocidade de cada marcha e faça mudanças suaves, acertando o tempo da passagem.
Evite o excesso de graxa
Provavelmente você já ouviu o ditado “Tudo em excesso faz mal”. Quando se trata da lubrificação da correia dentada, essa é uma frase que representa uma grande verdade, uma vez que usar graxa em excesso pode agir de forma negativa e prejudicar a vida útil e o funcionamento da peça.
Para se ter uma ideia, óleo em excesso deixa a peça úmida demais e pode fazer com que ela desfie e se rompa. Aqui, a dica é prezar sempre pela lubrificação na medida correta, evitando desgastes para que não haja problemas.
Como encontrar uma correia dentada de qualidade?
Quando um motorista adquire um equipamento ruim para o veículo, as chances de que algo dê errado são bastante altas. Além de a peça não apresentar suas funções de maneira adequada, ela pode comprometer o funcionamento de outros itens do veículo e colocar em risco a segurança do condutor e a de seus passageiros.
Quando o assunto é a correia dentada, a situação não é diferente. Por isso, é tão importante contar somente com equipamentos de qualidade na hora de fazer substituições em seu automóvel.
O problema é que, nesse momento, a maioria das pessoas tem dúvidas sobre como encontrar bons produtos. A seguir, vejas algumas dicas para garantir que a qualidade não seja deixada de lado na hora de comprar a sua correia dentada.
Observe se a marca é confiável
Se o objetivo é adquirir itens eficientes e de qualidade comprovada, buscar fornecedores e marcas de confiança é imprescindível. Afinal, apenas assim é possível ter a garantia de que o produto será de confiança e que você será amparado caso algum problema aconteça.
Existem diversas formas de descobrir se uma empresa é confiável ou não. Antes de tudo, levar em consideração fatores como reputação, experiência e tempo de mercado é de suma importância.
Da mesma forma, veja se a marca consta na lista do Procon e se as avaliações em sites de reclamações (Reclame Aqui, por exemplo) são positivas ou negativas. Da mesma forma, verifique se a empresa apresenta política de trocas e devoluções e se há bons comentários nas redes sociais.
Veja o material do produto
O desempenho da correia dentada está diretamente ligado ao material da qual ela é feita. Dessa forma, antes de efetuar uma compra, analise se o produto, de fato, foi feito com um material resistente e de qualidade. Apenas assim o item vai apresentar suas funções de maneira adequada.
Desconfie de preços muito baixos
Ao longo deste artigo, já destacamos que, em média, o preço de uma correia dentada no mercado não ultrapassa R$ 500,00. Frente a isso, se você encontrar um produto por um valor muito abaixo dessa marca — por menos de R$ 100,00, por exemplo — sem dúvida, há algo errado.
Nesse caso, é bem provável que a correia não seja feita com um bom material. Consequentemente, sua resistência será baixa e ela não será durável. Ou seja, a compra não será nada vantajosa e você sem dúvida terá problemas pouco tempo após instalar o item em seu carro.
Procure por selos de segurança
Marcas preocupadas com a qualidade dos seus produtos e com a satisfação dos clientes buscam sempre formas de demonstrar isso. E uma das preocupações nesse sentido é a busca por certificações e selos de segurança.
Para verificar essa característica, basta acessar o site de vendas da empresa: a maioria delas exibe seus selos e certificados de maneira clara e transparente. Com isso, você tem muito mais chances de receber uma peça de qualidade, eficiente e ideal para o bom funcionamento do seu automóvel.
Confira as opções de contato oferecidos pela empresa
Ninguém deseja ter obstáculos ao comprar um produto, mas imprevistos acontecem. Mesmo que uma correia dentada seja de qualidade, é possível que ela tenha algum defeito de fabricação e, inevitavelmente, vai apresentar problemas.
Em casos como esse, quanto mais opções de contato a empresa oferecer, melhor. Para isso, veja se a companhia oferece desde canais tradicionais, como telefone e e-mail, até site corporativo, chat online e redes sociais.
Quais são os outros cuidados a serem adotados com a correia dentada?
Neste conteúdo, você já conferiu as principais orientações para garantir que a correia dentada tenha uma vida útil longa e não apresente problemas com frequência. Porém, há outros cuidados a serem adotados no dia a dia, de modo a possibilitar que a peça esteja sempre em boas condições. Confira:
- veja se a correia está bem alinhada junto aos componentes aos quais ela está conectada;
- mantenha um calendário de higienização do equipamento;
- certifique-se de que os canais de cada polia estão bem limpos;
- respeite o tempo de troca e faça a substituição sempre que haja algum problema;
- sempre que substituir uma correia com problemas, troque também o rolamento tensor. Um rolamento velho pode danificar a correia nova;
- caso você adquira um veículo usado, faça a substituição da correia logo após a compra e inicie a contagem para troca a partir da data. Afinal, pode ser que o antigo proprietário tenha informado a data da troca anterior errada.
Entre as peças que integram o motor dos automóveis, podemos dizer que a correia dentada é uma das mais importantes. Isso porque é ela a responsável pela sincronia das peças do motor, de modo que todos os itens estejam em harmonia e o automóvel funcione corretamente.
Nesse sentido, ter atenção ao estado da correia e identificar possíveis sinais de problema é algo muito importante. Por isso, siga todas as dicas que apresentamos neste post para não ser pego desprevenido na direção. E lembre-se de sempre adquirir equipamentos de qualidade para que seu carro funcione corretamente.
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